segunda-feira, 30 março, 2020

Estados Unidos confirmam primeira morte no país pelo novo coronavírus

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (29) o registro da primeira morte provocada pelo novo coronavírus em seu território. A vítima é uma moradora de King County, estado de Washington. A idade não foi divulgada.

O governador de Washington, Jay Inslee, lamentou a morte. “Nossos corações estão com a família e amigos. Vamos seguir trabalhando até o dia em que ninguém morra desse vírus. Estamos fortalecendo nossa preparação e nossa capacidade de resposta. Eu estou comprometido em manter os moradores de Washington saudáveis, seguros e informados”, afirmou Inslee em um comunicado.

Casos nos EUA

Mais cedo, três estados no oeste dos Estados Unidos confirmaram que 3 pessoas foram infectadas pelo vírus de forma não identificada. Os pacientes – uma mulher no norte da Califórnia com problemas crônicos de saúde, um aluno de ensino médio em Washington e um funcionário de uma escola em Portland, no Oregon.

Eles não tinham feito viagens recentes ao exterior ou tido algum contato próximo com um viajante ou pessoas infectadas, segundo autoridades. A escola no Oregon foi fechada temporariamente.

Até o mais recente levantamento da OMS, havia 59 casos da doença nos EUA; com os 3 novos, o número sobe para 62.

Também neste sábado (29), o Catar registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, levando o número de países atingidos a 52. A Coreia do Sul teve mais de 200 novos casos, enquanto a Austrália anunciou proibições a pessoas que estiveram no Irã, onde 43 pessoas morreram por causa do novo vírus.

Veja cuidados indicados pela OMS para se proteger contra o coronavírus

Brasil

  • O Ministério da Saúde publicou na edição de sexta-feira do Diário Oficial avisos de chamamento publico para compra de 20 milhões de máscaras cirúrgicas, 4 milhões de máscaras tipo respirador e 12 milhões de aventais para atender profissionais de saúde em todo o país envolvidos no trabalho contra o coronavírus.

Américas

  • O México confirmou o terceiro caso do novo coronavírus.
  • O governo do Equador confirmou o primeiro caso de coronavírus no país. Uma pessoa que chegou da Espanha há cerca de 15 dias e que se encontra internada em uma unidade de cuidados intensivos.

Europa

Itália confirma 29 mortes pelo novo coronavírus e mais de mil casos

  • A Itália confirmou, até este sábado (29), 1.128 casos da doença, o maior número fora da Ásia. 29 pessoas morreram por causa do novo vírus no país, o mais atingido do continente europeu.
  • Um quarto jogador do Pianese, da terceira divisão italiana, testou positivo para o coronavírus, informou o clube no sábado. Toda a equipe está em quarentena em suas casas.
  • Ministro da saúde francês diz que estão proibidos todos os encontros públicos com mais de 5 mil pessoas em espaços fechados. O número de casos confirmados chegou a 100.
  • A Suíça reduzirá suas previsões de crescimento por causa do coronavírus, mas o números ainda não estão claros.
  • Grã-Bretanha relata que o número de casos de coronavírus aumentou para 23 (antes eram 19)
  • Escolas e universidades do Norte da Itália fecharão na próxima semana por causa do coronavírus

Ásia

  • O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, advertiu funcionários do governo para “consequências graves” do novo coronavírus no país. O país afirma não ter casos da doença.
  • A Coreia do Sul confirmou mais 219 casos da doença, levando o número total de infectados no país a 3.150. É o maior número de casos fora da China. 17 pessoas morreram no país, e o governo pediu às pessoas que ficassem em casa durante o fim de semana.
  • A China registrou 79.389 casos de Covid-19, com 2.838 mortes.
  • A atividade do setor manufatureiro na China caiu a um mínimo histórico em fevereiro, em plena desaceleração da segunda economia do planeta provocada pelo novo coronavírus, anunciou neste sábado (29) o Bureau Nacional de Estatísticas.
  • O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu a cooperação do público para uma “difícil batalha” para conter o surto de coronavírus nas próximas semanas, com o país preparando-se para sediar os Jogos Olímpicos de Tóquio. “Para ser sincero, não venceremos esta batalha somente com os esforços do governo”, disse Abe .

Oriente Médio

  • O Catar registrou o primeiro caso do novo coronavírus no país – um catarense de 36 anos que voltou do Irã. Com o registro, são agora 52 países, fora a China, com casos de Covid-19. Na região do Golfo, a Arábia Saudita é o único país sem infecções.
  • Subiu no Irã o número de mortes pela doença: 43, o maior número fora da China. Na sexta (28), a BBC Persa divulgou que ao menos 210 pessoas morreram por Covid-19 no país, mas o governo não confirmou a informação. O país tem 593 infecções pelo novo vírus.
  • Paquistão confirma mais dois casos de coronavírus. Agora são quatro, de acordo com o último levantamento da Organização Mundial de Saúde.
  • O Azerbaijão fecha a fronteira com o Irã devido a preocupações com coronavírus; duas pessoas infectadas foram postas em quarentena.
  • Ministério da Saúde do Líbano confirmou três novos casos de coronavírus, totalizando sete
  • O Iraque anunciou cinco novos casos de coronavírus, totalizando 13 casos.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE